SE ENTRAR NO MAR, SEJA MAR
Texto da profa. Eliane Oliveira - 04/09/23
(lições do mar - 01)

Eu entrei no mar. Mares têm movimento. Mares são como a vida, que "vem em ondas", já disse o poeta. Eu entrei no mar. As ondas eram daquelas caudalosas, robustas, com pouca espuma de arrebentação. Desfrutei das águas tipo lagoa por alguns segundos. Quando, de repente, lá atrás - eu vi se formando uma onda gigante. Nessa hora, não se pode ter dúvida: você tem que nadar rápido em direção à onda para dar temo de furá-la ou de subir flutuando na montanha e água que está se formando, antes que ela entorte e arrebente com força sobre você. é a regra da totalidade. O mar inteiro está se contraindo para se expandir na raia. Ele está concentrando forças. Ele é um coletivo. ele é um todo. Ele chama para integração. Se você está dentro dele, deve se tornar um-com-ele. Se não quiser se tornar um-com-ele, não ode entrar no mar. É melhor ficar na beirinha da água com seu baldinho ou abrir a sua barraca na praia para ficar na areia. Ali, você estará seguro (supostamente) e não precisará obedecer à regra da totalidade do mar. 

Eu entrei no mar e lá vinha ela gigante com toda a força netuniana. Mas, tive dúvida. Por apenas um segundo, diante da onda que vinha, tive a dúvida se voltava para areia, aparentemente mais segura, ou se nadava em direção à onda, atirando-me à imensidão desconhecida e misteriosa do monstro de água a crescer. Naquele lugar, que não controlo, dá medo seguir as leis do dono da casa. Então, por medo, cedi à ilusão da estabilidade e tentei voltar para areia. Mas o refluxo das águas já me puxava pelas pernas, impedindo que eu corresse dentro d’água em direção à (minha) praia. O problema era que também já não dava mais tempo de nadar para a onda antes de ela torcer como boca e quebrar sobre minha cabeça. Já era: Caixote. Fui rodando dentro da água, comendo areia pelo caminho. O todo é imperativo. Se agirmos como água, sem resistências, fluiremos com ele. Dentro do mar, será preciso ser mar. Se entrar no mar, seja mar, e experimentará, antes da formação das ondas, do oceano sereno que ele guarda.

Publicado também em:
https://www.instagram.com/p/CwyRN7Ov81w/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Comentários

Postagens mais visitadas