CAPITALÓGICA - sobre o caro, o barato e o justo - 

Por Eliane Oliveira - 25/04/21

 



 

 

 

 

 

Na lógica do capital, valor é igual a preço. Pessoas, o trabalho das pessoas e coisas produzidas pelo trabalho das pessoas perdem seu valor e ganham um preço. O preço de alguém ou algo dependerá da atribuição de poder e importância que se dê a ele, seguindo uma bíblia materialista e individualista, onde está escrito que a felicidade se compra, e é tabelada hierarquicamente.

Se atribuo importância ou poder a alguém, serviço ou coisa, o preço para compra-los pode ser alto, eu posso me endividar, mas eu compro assim mesmo. O caro do preço passa a ser justo. Pago em 240 prestações, mas compro. Às vezes até planejo o caro, e não admito ser questionado por outros de que o preço é caro. O tijolo, a areia e o cimento estão caros, mas isso não me freia quando é para construir a minha casa de praia. Não me retenho diante do caro se é uma viagem para o exterior, um carro importado, uma tecnologia de última geração, um almoço num restaurante nobre. Compro e ainda justifico: “vamos parar com essa mania de querer ser pobre”; “é bom ter conforto”; “tudo o que é bom, é caro”. Gasto sim e, no fundo, ainda me orgulho de que gastei caro. O meu valor está em eu não ter medido esforços para escolher pelo caro, mesmo que tenha custado caro. Dou-me até ao luxo de ter coisas dispensáveis, ainda que caras. Jamais as rejeito.

Mas, se não atribuo, ou atribuo pouca importância e poder a alguém, serviço ou coisa, então, o preço é sempre um problema, e será notado com bastante rapidez, às vezes com protesto, indignação e reprovação, não dependendo se tenho dinheiro para gastá-lo. Muitas vezes tenho para gastá-lo, mas, por que não os valorizo, quero-os barato. O barato é o justo. Se não for barato, procuro outras ofertas no amplo mercado de desvalores. Pois, a essa altura, uma multidão vestiu sua menos valia e trocou sua dignidade por um lugar no sistema de preços. Aceita-se barata, porque acha que, se não se aceitar barata, nem barata será, e outras baratas surgirão de bom grado para serem baratas.   

Justo seria o valor que não têm preço.

Espaço Uddiyana Yoga - Rua Almirante Tamandaré, 66/525 - Flamengo RJ

Comentários

Postagens mais visitadas