TERCEIRA PRÁTICA PARA O CULTIVO DA FELICIDADE 
por Thich Nhat Hanh - mestre zen budista

Plena Consciência como fonte de alegria


"Quando praticamos a respiração consciente, trazemos nossa mente para o corpo, e nos firmamos aqui e agora." 


A plena consciência nos ajuda não só a entrar em contato com o sofrimento para assim podermos abraça-lo e transformá-lo, mas também a tocar as maravilhas da vida, incluindo nosso próprio corpo.

Assim, inspirar torna-se um deleite, e expirar também pode ser uma delícia. Você realmente torna-se capaz de desfrutar sua respiração.

Alguns anos atrás, eu contraí um vírus nos meus pulmões que os fazia sangrar. Eu cuspia sangue.

Com pulmões assim era difícil respirar, e era difícil ser feliz enquanto se respirava. Após o tratamento, meus pulmões se curaram e minha respiração ficou muito melhor. Agora, quando eu respiro, tudo o que preciso fazer é lembrar da época em que meus pulmões estavam infectados com o vírus. Então cada respiração que faço torna-se realmente deliciosa, muito boa.

Quando praticamos a respiração consciente ou o caminhar consciente, trazemos nossa mente de volta para o abrigo de nosso corpo, e nos firmamos no aqui e o agora. Nos sentimos muito afortunados; percebemos muitas condições para atingir a felicidade disponíveis para nós. Alegria e felicidade surgem imediatamente. Assim, plena consciência é uma fonte de alegria. Plena consciência é uma fonte de felicidade.

Plena consciência é uma energia que você pode gerar durante o dia inteiro através de sua prática. Você pode lavar os pratos em plena consciência. Você pode cozinhar seu jantar em plena consciência. Você pode esfregar o chão em plena consciência. E com atenção plena, você pode alcançar as muitas condições de felicidade e alegria que já estão disponíveis.

Você é um verdadeiro artista. Você sabe como criar alegria e felicidade no momento que quiser.

Esta é a alegria e a felicidade nascida da plena consciência.

Thich Nhat Hanh. Cinco Práticas para o cultivo da Felicidade. In: No Mud, No Lotus: The Art of Transforming Suffering, United Buddhist Church, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas