YOGANIDRA
Swami Satyananda Saraswati
Swami Satyananda Saraswati
Yoga Nidra no Espaço Uddiyana Yoga, em 20/09/14, ministrado pela profa. Eliane Oliveira. |
Yoganidra,
que é derivada dos tantras, é uma técnica poderosa na qual você
aprende a relaxar conscientemente. No yoganidra, dormir não é
considerado relaxamento. As pessoas sentem que estão relaxando
quando caem em uma cadeira com uma xícara de café, uma bebida ou um
cigarro, lendo um jornal ou ligando a televisão. Mas isto nunca será
suficiente para uma definição científica de relaxamento. Estes são
apenas desvios sensoriais. O relaxamento verdadeiro é, na verdade,
uma experiência muito além desta. Para um relaxamento absoluto,
você deve permanecer consciente. Isto é yoganidra, o estado do sono
dinâmico.
Yoganidra
é um método sistemático para induzir o completo relaxamento
físico, mental e emocional. O termo yoganidra é derivado de duas
palavras sânscritas: yoga
significa
união ou consciência intencional, e nidra
significa
sono. Durante a prática de yoganidra, nós parecemos estar dormindo,
mas a consciência está funcionando em um nível profundo de
conhecimento. Por este motivo, yoganidra é normalmente mencionado
como o sono médio ou relaxamento profundo com consciência interior.
Neste estado de limiar entre o sono e despertar, o contato com as
dimensões do subconsciente e do inconsciente ocorre espontaneamente.
Em yoganidra, o estado de relaxamento é alcançado voltando-se para o
interior, longe de experiências de fora. Se a consciência pode ser
separada da consciência externa e do sono, torna-se muito poderosa e
pode ser aplicada de várias maneiras, por exemplo, para desenvolver
a memória, aumentar o conhecimento e criatividade, ou transformar
nossa natureza.
No
rája yoga de Pátañjali, há um estado chamado pratyáhára onde a
consciência mental e espiritual são desassociadas dos canais
sensoriais. Yoganidra é um aspecto do pratyáhára que leva ao mais
elevado estado de concentração e samádhi (iluminação).
O
nascimento do yoganidra
Quando eu estava vivendo com meu guru, Swami Sivananda, em
Rishikesh, tive uma experiência muito importante que engatilhou meu
interesse no desenvolvimento da ciência do yoganidra. Fui designado
para vigiar a escola de Sânscrito onde meninos estavam aprendendo a
entoar o Vedas. Era meu dever permanecer acordado a noite toda, para
vigiar a escola enquanto o acharya estivesse fora. Às três da
manhã, eu costumava dormir profundamente e, às seis, eu levantava e
voltava ao ashram. Nesse meio tempo, os meninos acordavam às quatro
e entoavam as orações sâncritas, mas eu nunca os ouvia.
Algum
tempo depois, meu ashram teve uma grande função, e os meninos da
escola de Sânscrito foram chamados para entoar os mantras védicos.
Durante a função eles recitaram certos slokas que eu não conhecia,
embora eu sentisse de alguma forma que eu os tinha escutado antes.
Enquanto eu ouvia, esse sentimento cresceu, e eu tentava em vão
lembrar onde e quando eu os havia ouvido. Eu estava certo de que eu
nunca os havia lido ou escrito, embora soassem tão familiares para
mim.
Finalmente,
decidi perguntar ao guru dos meninos, que estava sentado próximo, se
ele poderia explicar o significado do que eu estava sentindo. O que
ele me disse mudou completamente minha perspectiva sobre a vida. Ele
disse que este sentimento de familiaridade não era uma surpresa, já
que meu corpo ouvia os meninos entoando os mesmos mantras muitas
vezes enquanto eu dormia na escola. Isto foi uma grande revelação
para mim. Eu sabia que o conhecimento podia ser transmitido
diretamente através dos sentidos, mas a partir desta experiência,
eu percebi que você também pode ganhar conhecimento diretamente,
sem qualquer meio sensorial. Este foi o nascimento do yoganidra.
A
partir dessa experiência, mais ideias e estalos vieram-me à cabeça.
Eu percebi que dormir não era um estado total de inconsciência.
Quando você está sonolento, há ainda um estado de potencialidade,
uma forma de consciência que está desperta e totalmente alerta a
situações de fora. Descobri, com o treinamento da mente, que é
possível utilizar este estado.
A
origem tântrica
Após
esta descoberta, comecei a estudar as escrituras tântricas de forma
diferente. Encontrei muitas práticas importantes, mas pouco
conhecidas, que me interessaram muito. Após praticá-las comigo,
decidi construir um novo sistema chamado yoganidra, que incorporaria
a essência destas práticas sem ter as desvantagens de rituais
complicados.
A
principal característica do yoganidra era a rotação sistemática
da consciência no corpo, originada da prática tântrica do nyasa
(que significa “colocar” ou “elevar a mente
àquele ponto”). O nyasa era praticado em uma postura sentada e
envolvia a utilização de mantras específicos, que eram colocados
ou experimentados em diferentes partes do corpo. Primeiro, o nome da
parte era mencionado, então era visualizado ou tocado, e o mantra
era colocado lá. O nyasa era uma maneira de consagrar o corpo
físico, estimulando o conhecimento avançado ou a consciência
divina nas várias partes durante as práticas do ritual tântrico.
A
atual forma de yoganidra que eu idealizei permite que às pessoas que
não estejam familiarizadas com os mantras sânscritos tenham todos
os benefícios do nyasa tradicional. Pode ser praticado por pessoas
de qualquer religião ou cultura. No começo, eu costumava chamar
esta prática de “sono yógico”, mas agora eu tenho mais
consciência das potencialidades da yoganidra e acredito que
yoganidra nada mais é do que yoganidra. Se você pedir que eu
traduza yoganidrá para o francês ou o espanhol, eu diria
“yoganidra”. É uma prática internacional.
Experiências
com yoganidra
Desde
a idealização da prática, tenho feito vários experimentos para
validar estas ideias. Primeiro eu tentei em mim e depois em
diferentes pessoas. Eu até tive sucesso ao treinar um cachorro
Alsatian. Depois, experimentei com alguns de meus discípulos e com
muitas crianças, dando a elas conhecimento, experiência e
instruções enquanto elas estavam dormindo profundamente.
Uma
das experiências mais interessantes foi com um menino que se
apresentava como meu ashram para sannyasa. Eu queria mandá-lo para a
escola, mas ele recusava-se. Ele era um menino muito travesso, um
macaquinho absoluto. Todo dia ele quebrava coisas, constrangia
visitantes e causava acidentes. Finalmente, ele tornou-se tão
responsável com o ashram que eu decidi tentar yoganidra nele.
Comecei
entoando o capítulo 15 do Gita para ele por treze minutos depois que
ele dormia. Então, quando ele acordava de manhã, eu o fazia ler o
capítulo, o que ele fazia, claro, sem pensar. Depois de uma semana,
ele recitava o capítulo de cor. Após este sucesso, fui adiante com
outros textos, e, desta forma, consegui ensiná-lo sobre Srimad
Bhagawatam, Upanishads, Bíblia, Corão, Inglês, Hindu, Sânscrito,
tudo o que eu sabia, enquanto ele dormia.
Agora
que o garoto tem vinte e um anos, eu o enviei aos Estados Unidos. Ele
fala sete línguas, e escreve e lê em inglês melhor que eu, mesmo
ele nunca tendo ido à escola. Todo seu estudo e aprendizado foi
feito no período de dois anos, quando eu lhe dei yoganidra, e ele
sequer lembra disso.
Logo
depois disso, eu fiz outra experiência. Trinta pessoas estavam
praticando yoganidra e aproximadamente dez delas estavam roncando.
Naquela hora, eu as instrui: “Quando eu disser 'Hari Om Tat Sat',
você deve levantar-se”. Repeti duas vezes. Quando o yoganidra
terminou, eu disse “Hari Om Tat Sat” e todos levantaram, mesmo
aqueles que estavam roncando. Eu perguntei a eles como eles haviam
acordado. Eles disseram “De repente”. Eles não ouviram o último
Hari Om Tat Sat, nem mesmo aquele no meio da prática, mas de alguma
forma eles seguiram minhas instruções. Agora, este é um fator
muito significativo. Isto significa que, mesmo que você esteja
dormindo, você está consciente e alerta.
A
partir destas experiências, eu tirei minhas próprias conclusões. O
sono profundo não pode ser sono total. Talvez, quando você estiver
em sono profundo à noite, você tenha mais consciência, mais
potencial do que quando você está em estado dormente. Isto
significa que você aprende mais quando você está dormindo do que
quando você está acordado, e isto é como nós estamos utilizando
yoganidra para a evolução da mente.
Impressionando
a mente
Como
isto acontece? A resposta é simples. Quando o relaxamento é
completo, a receptividade é maior. Quando a consciência está
conectada com todos os sentidos, a receptividade é menor. Este é o
segredo do yoganidra. Devido à intelectualização do processo, o
conhecimento que vai ao cérebro não o impressiona lá. Mas, quando
você volta sua mente um pouco e entra em um estado onde você não
está nem em sono profundo e nem completamente acordado, quaisquer
impressões que entram na mente nesta hora tornam-se poderosas e
permanecem ali.
Há
diferentes níveis da mente. Alguns são solos áridos; alguns são
solos macios. A mente consciente é como solo árido porque tem
intelecto e lógica em operação. O intelecto é o processo de
análise das coisas. Não aceita tudo: rejeita também. Mas a
consciência profunda não é assim. Quaisquer impressões que você
plantar na mente subconsciente não podem ser rejeitadas. Crescerá e
os frutos enriquecerão cada aspecto de sua vida.
Portanto,
você não deve preocupar-se se você dormir em yoganidra. Por outro
lado, talvez seja mais poderoso. Mas, você deve ter algo em mente:
“Eu não vou dormir”. Você deve tentar não dormir. Você deve
tentar permanecer acordado, porque se você dormir, não será
yoganidra.
Supondo
que você toque uma fita, mas você durma e não ouça nada. Então,
o que você deve fazer é retocar a fita de manhã, quando você
acordar. Ouça com muita atenção. Isto criará a comunicação ou a
ponte entre a consciência e a inconsciência. Isto é como as
línguas são aprendidas. Você pode aprender qualquer coisa assim.
Se você quer superar certos hábitos, a semente ou sankalpa correto
será primeiro colocado no inconsciente e depois você deve ouvi-lo
durante a consciência. Esta é uma ciência importante da
autotransformação yógica para o futuro.
O
estado hipnayógico
Em
yoganidra, a consciência é um estado entre o acordar e o dormir,
mas não está relacionado a nenhum deles. Na psicologia moderna
refere-se como “o estado hipnagógico”, mas eu prefiro chamá-lo
de “o estado hipnayógico”. Mas o melhor nome é “yoganidrá”.
Nesta estado, a mente é excepcionalmente receptiva. Línguas e
outros assuntos podem ser aprendidos rapidamente. As sugestões dadas
nesta hora são um sucesso para a remoção de hábitos e tendências
indesejáveis. De fato, yoganidra pode ser utilizado para direcionar
a mente a alcançar qualquer coisa. Esse é o segredo da realização
de grandes yogis e swamis.
A
prática da yoganidra permite que você receba intuições da mente
inconsciente. Este estado é a fonte de inspiração poética e
artística. É também fonte das maiores descobertas científicas
criativas. Wolfgang Von Goethe utilizava as inspirações e intuições
deste estado para resolver problemas que surgiam em seu trabalho. Nos
sonhos que ocorrem neste estado, Kekule percebeu a estrutura
molecular do benzeno, o poeta Nobel Niels Bohr viu a estrutura
planetária do átomo, e Einstein acelerou seu conhecimento na
velocidade da luz no famoso “experimentos do pensamento”, que
levou à teoria da relatividade.
As
intuições recebidas em yoganidra permitem que você encontre em você
mesmo as respostas para todos os problemas. Sua verdadeira natureza e
integridade se manifestam, permitindo que eles vivam uma vida
significativa e de paz em qualquer ambiente. Esta é a abertura do
“terceiro olho”, que leva a consciência além da personalidade
condicionada, com suas tensões e complexidades. Não mais
identificado com a mente e o corpo, seu ser é impregnado com a
consciência divina.
No
Tripura Rahasya afirma-se: “Portanto, perceba com sua própria
mente sua natureza verdadeira, que é pura, consciência não
dividida do resto da mente, que é composta de todo o universo em sua
total diversidade. Perceba, com sua mente, o estado entre dormir e
estar acordado... Este é o verdadeiro Eu, inerente, no qual você
não será mais enganado.”
Extraído: http://www.yogaeduc.com.br/index_arquivos/Page2335.htm
Do Livro: Yoga Nidra, Swami Satyananda Saraswati, Bihar, India.
Do Livro: Yoga Nidra, Swami Satyananda Saraswati, Bihar, India.
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