POR QUE O BUDDHA PERMANECEU MEDITANDO
Thich Nhat Hanh



"Nada pode sobreviver sem alimento, incluindo a felicidade"




Quando eu era um jovem monge, eu me perguntava por que o Buddha continuou praticando plena consciência e meditação mesmo depois que ele já havia se tornado um Buddha. Agora eu sei que a resposta é simples o bastante para se perceber. Felicidade é impermanente, como tudo o mais. Para que a felicidade seja ampliada e renovada, temos que aprender a alimentar nossa felicidade.

Nada pode sobreviver sem alimento, incluindo a felicidade; sua felicidade pode morrer se você não souber como alimentá-la. Se você cortar uma flor, mas não a coloca na água, a flor vai murchar em poucas horas.

Mesmo se a felicidade já está manifestada, temos que continuar a alimentá-la. Esta prática às vezes é chamada de autorregulação, e é muito importante. Podemos regular nossos corpos e mentes para a felicidade através das cinco práticas de: “Deixar ir”, “Atraindo sementes positivas”, “Plena Atenção”, “Concentração” e “Discernimento”.


Thich Nhat Hanh. In: No Mud, No Lotus: The Art of Transforming Suffering, United Buddhist Church, 2014.

Alugo apartamento na Tijuca (Afonso Pena): 
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/imoveis/excelente-apartamento-hadock-lobo-tijuca-afonso-pena-2-quartos-384636789?xtor=EPR-22 




Comentários

Postagens mais visitadas